Saturday, July 26, 2014

Liberdade de Imprensa, abra suas asas sobre nós



A violência contra jornalistas da grande mídia, ainda que compreensível, é uma reação irracional.
E digo novamente: compreensível.
O linchamento midiático que a imprensa "oficial" fez, e está fazendo, com os acusados, distorcendo e até suprimindo trechos do inquérito é um crime proporcionalmente muito maior do que a reação emocional de quem está se sentindo acuado e com medo.
Pessoas inocentes estão de fato sendo presas com base em armações e distorções legais.
Então, por favor, façam comigo um exercício mental: se um de vocês se visse sendo acusado de formação de quadrilha, arrancado de madrugada de sua casa, diante de ameaças físicas (sim, teve, e teve coisa pior), diante de seus filhos, pais e amigos (alguns desses também sendo ameaçados), e visse em seguida, os grandes grupos de mídia, repetidamente, formando opinião junto ao público, onde você é colocado como inimigo número um... O que você faria? Acredita que teria como controlar todo mundo para que todos ficassem calmos? Por incrível que pareça, os mais calmos e menos reativos foram justamente aqueles arrastados como bandidos no meio da noite. Os detalhes desse inquérito, as distorções legais, repare, jamais são destacadas pela mídia. Quando muito, dão nota do repúdio às prisões que as maiores autoridades legais do país estão sistematicamente declarando, como se isso não fosse nada.
Eles recortam os gritos de ordem de um grupo específico, de propósito pra dramatizar, e ignoraram tudo de coerente e racional que foi discutido em várias coletivas durante HORAS de esclarecimento sobre os fatos. HORAS. Ontem na reunião do IFCS tinham repórteres da Folha, do Estadão e o Dia. Nenhum foi hostilizado, pelo contrário, foi pedido que eles fossem honestos, e se anunciassem como todas as outras mídias independentes sempre fazem.
Escreve aí: o tom das matérias deles, provavelmente não irá se diferenciar desta da Globo.
Entretanto denúncias terríveis, com provas, foram feitas sobre abusos e crimes feitos por agentes do governo. Tenho certeza de que nada disso será citado.
 Novamente.
Quanto a tal liberdade de imprensa, ela parece só existe para a imprensa alinhada. Na lista de suspeitos de associação criminosa (que o Globo não divulgou) tem até página de facebook. E nas últimas notícias que tive, tem gente aqui da Timeline entrando como "suspeito" só por compartilhar informação.
Ou seja: livre, desde que esteja alinhado com o discurso da Globo e seus aliados políticos. Lembrem, por exemplo, que apenas a imprensa loteada (Band, Globo,SBT...) puderam entra na Cidade da Polícia para a coletiva na manhã da prisões. Todos os independentes foram proibidos de entrar (em um espaço público, para ter acesso À INFORMAçÃO de interesse público!).
Agora sabemos que esses mesmo independentes, cuja única característica em comum é poderem noticiar o que quiserem, sem censura nem rabo preso por quem paga a grande mídia, estão na lista dos "suspeitos". Até grupos como "Mães contra a violência", formados por mães de jovens e crianças mortos em chacinas estão sendo criminalizadas! Alguém viu alguma reportagem da mídia comercial falando isso? Alguma indignação? Pois é...
Agora uma informação em quase primeira mão (por que a Globo viu antes) que vocês acharão um bocado divertida: no inquérito está apontado que dentre os financiadores dos " black blocs" estão REDES DE TV!!! Hora, que interesante. Cadê isso sendo falado nas... redes de TV? Se é pra falar a "verdade", não pode ser seletivo não é mesmo?
E como é que sei disso? Simplesmente NÃO confiando mais em JN e afins. As coletivas são abertas ao público, com a presença dos advogados, dos acusados, ongs, e quem mais se apresentar.Tudo posto às claras, e mesmo assim a TV distorce e suprime info.
Isso não pode ser simplesmente uma batalha por manchetes sensacionalistas, a cultura do medo que a imprensa ofical AMA. Isso é agenda política escancarada. Desculpa o monólogo, mas é que neste momento tinha infos que poderia compartilhar sobre um assunto que pelo visto poucos estão de fato querendo saber de verdade.

Aqui o link da saída dos prisioneiros de Bangu, só que sem a edição safada da Globo:
https://www.youtube.com/watch?v=cH9M9yNsxMU#t=287

Labels: , , , , , , , , , ,

0 Comments:

Post a Comment

<< Home